A nossa parte para mudar esta realidade é denunciar, dar bom exemplo e lembrar que no meio de inúmeros jogadores sempre haverão crianças, jovens e adultos, jogadores, colecionadores, construtores e criminosos de diversas idades. Saber quem esta do outro lado da tela é um segredo, lutar pelo bem e direito de jogadores mais inocentes, é justiça.

Na última quinta feira, dia 04, aconteceu o InfoWars III, com a presença de um trio daqueles! Os habbos De4n, :Hastenplug: e Romario622SuET estiveram connosco numa tarde cheia de conhecimento e segurança.

Antes de mais nada, agradeço ao canal no YouTube Nego 100 HABBOBAGEM e ao Fã Site HabboColor, por produzirem um conteúdo de extrema qualidade sobre o assunto e trazer à realidade do hotel a importância de debater e esclarecer este assunto. Ao final desta matéria você encontrará o link do vídeo e da publicação correspondente ao assunto abordado no InfoWars III. Pois, nestas horas, devemos nos unir para falar de assuntos que tocam diretamente a segurança de cada usuário no Habbo Hotel e na internet.

Diferente das últimas semanas, hoje não iremos publicar perguntas e respostas como uma entrevista, pois o InfoWars III foi mais uma palestra e bate papo sobre o assunto, do que uma entrevista propriamente dita. Mas bora logo ao que interessa!

1- O que é Marketing Infantil?

Marketing Infantil nada mais é do que um conjunto de ideias, estratégias e campanhas publicitárias voltadas ao público infantil, ou seja, crianças e pré-adolescentes. Com o intuito, proposital ou não, de induzir a necessidade de consumo de determinado produto ou serviço por parte deste público. O Marketing Infantil leva em conta que crianças e pré-adolescentes não necessitam de adultos como seus financiadores, mas sim que eles são capazes de assumirem papéis de compra e consumo, sem mesmo a aprovação de seus pais.

2- Marketing Infantil é crime?

Sim. O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor proíbe a publicidade abusiva, e em seu parágrafo 2º, define como abusiva, dentre outra práticas, a publicidade que se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança.

“Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 1º É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.”

”§ 2º É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.”

Clique aqui para ler mais sobre.

3- Toda publicidade ou propaganda voltada ao público infantil é abusiva?

Não! É necessário observarmos vários fatores para diferenciarmos o que é abusivo e o que não é. Como a intenção da propaganda, a relação fantasiosa criada junto ao produto, a idealização do produto, o exagero e a criação de uma falsa necessidade urgente do produto, status e influência que este produto ou serviço causará se adquirido e etc. Tendo em consideração de que este publico não possui a capacidade para entender e diferenciar o que lhe é proposto. Ou seja, o abuso deve ser examinado em suas particularidades e levado a sério, pois nós podemos ser ”inteligentes”, maduros e o que for. Mas no Habbo Hotel e na internet não existem só pessoas como nós. Afinal, quem nunca comprou Habbo Moedas escondido dos pais?

4- Qual a relação do Marketing Infantil e os crimes dentro do Habbo Hotel?

Oratória, mas no nosso caso, uma boa escrita. Através do hotel podemos convencer e usar do marketing infantil para seduzir e roubar dados, informações, contas, mobis e outros. E esta realidade de crimes é tão antiga que infelizmente o próprio Habbo se respalda dela na Habbo Etiqueta e no fato de ser um jogo recomendado para maiores de 13 anos. Suficiente não é, mas nós podemos mudar esta realidade, basta querer. Mesmos sendo pouco, ainda é necessário e faz a sua devida diferença nessa realidade.

E você, o que acha que podemos fazer como jogadores em favor da mudança desta realidade? Denunciar é suficiente?

Durante o bate papo, vários participantes deram ideias que podem partir da gerencia do hotel para mudar esta realidade aos poucos, mas também dos fã sites e principalmente de cada um de nós. Hoje somos filhos, amanhã podemos ser pais/mães e não duvido que buscaremos sempre a segurança dos nossos filhos num mundo tão vasto como a internet.

Marketing Infantil não é frescura.

A matéria do HabboColor sobre ‘‘Marketing infantil do Habbo Hotel”, escrita pela habbo [email protected][email protected], com a participação da MOD_Annie, está disponível aqui.

Espero que tenham gostado e que esta ”pincelada” num assunto tão importante te dê vontade de ler mais sobre o assunto e abrir os olhos a tudo e a todos que estão ao nosso redor. Proteja suas informações e proteja a sua vida, jogue com diversão e moderação!

Por fim, deixo aqui meus agradecimentos a presença de cada um dos convidados e a todos que estiveram presentes no InfoWars III. Semana que vem tem mais e nossa próxima discussão será sobre Racismo Estrutural com as habbos @thainadotcom e @OpsTaisa, às 17h BR/21h PT, no auditório de sempre! E não se esqueçam, #VidasNegrasImportam.

Até a próxima habbos!

O que você achou desta notícia?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry