Esta postagem foi escrita por HoloDuck e a cópia total ou parcial da mesma é proibida. Todos os direitos de texto são reservados à HabboWars.com.br

Com a internet e particularmente as redes sociais, a prática do bullying deixou de ter o alcance restrito a grupos de convivência e perdeu os limites. O uso da internet para descriminar, ofender ao rebaixar alguém é chamado de cyberbullying. Acredite, isso não é nada legal e sempre nos devemos colocar no lugar da outra pessoa.

Se o bullying em si traz imensas consequências, o cyberbullying traz muitas mais. Aliás, uma vez postado na internet não tem volta atrás!

Legislação

Ao contrário do que muitos pensam, a internet não é um terreno sem lei. Tudo tem consequências, sendo na internet ou na vida real. Segundo o portal JusBrasil, foi aprovada em 2014 a inclusão do crime de bullying no Código Penal brasileiro. O texto prevê que nos casos específicos de cyberbullying a pena será aumenta em DOIS TERÇOS!

Em suma, bullying e cyberbullying estão muito próximos de serem classificados como crimes pela legislação brasileira, sendo assim mais fácil a punição e a ajuda no combate deste tipo de ato.

Lembre-se: TODOS somos humanos, e TODOS merecemos respeito!

Como reagir a casos de cyberbullying?

Sabemos que para as vítimas deste ato manter a calma e procurar ajuda normalmente é algo muito complicado. Lembre-se, é necessário procurar evitar sempre que possível que a sua personalidade e autoestima sejam afetadas. Neste tipo de situação, traumas são muito comuns e a ajuda psicológica pode ser necessária para que a vítima não deixe de acreditar no seu próprio valor.

Para prevenir, evite a publicação de informações pessoais ou fotos suas na internet. A vítima deve analisar a hipótese de suspendar ou apagar temporariamente seus perfis, pois isso evita a divulgação e o próprio contato com conteúdos ofensivos.

Por fim, tudo o que é feito na internet tem rasto. Se você for a vítima, reúna o máximo de informações (links para postagens ofensivas, ou provas do tipo de conteúdo que lhe causa constrangimento). Com este material, as devidas medidas legais podem e devem ser tomadas.

Se você é uma vítima, procure ajuda e nunca se rebaixe. Se você promove ações de bullying contra outras pessoas, pense no transtorno que essas pessoas estão enfrentando e tenha consciência de que seus atos podem ter graves consequências, sejam elas psicológicas para a vítima ou penais para você.

Lembre-se, respeite a Habbo Etiqueta, cuide de si e cuide de todos!

O que você achou desta notícia?
Like
Love
Haha
Wow
Sad
Angry